29 de setembro de 2011

Presença feminina no universo cervejeiro vira documentário


Há um tempo, um amigo disse que as mulheres só não dominaram o mundo até agora porque estão escolhendo a roupa ideal para a ocasião. Será que ele estava certo? Ou elas já dominaram e ainda não nos demos conta?

Bom, nosso país é governado por uma presidenta (e ai de quem não chamá-la desta forma). A principal economia da Europa, talvez a única saudável daquele continente, é comandada por uma alemã. No mercado de trabalho, apesar de muitas barreiras arcaicas ainda presentes, as mulheres aos poucos assumem o controle.

E no universo cervejeiro, já parou para pensar? Sem forçar muito a memória (e sem recorrer ao Google) consigo enumerar pelo menos 20 brasileiras (entre microcervejeiras, blogueiras e jornalistas especializadas, cervejeiras caseiras e sommeliers) que atuam com frequência nesse meio. E, certamente, esse número é muito maior.

Esse quadro não é muito diferente em outras partes do mundo. Nos EUA, por exemplo, posso afirmar que elas estão fazendo o maior sucesso. Digo isso porque foi lançado recentemente por lá um documentário sobre a presença das mulheres no universo cervejeiro. O nome da obra? Tudo a ver com com a alma feminina: The Love of Beer.

O filme é independente e, claro, produzido por uma mulher: Alison Grayson. Por enquanto, as exibições estão reservadas a alguns pubs e microcervejarias do estado de Oregon, noroeste dos EUA. Infelizmente, a participação do documentário em alguns festivais impede a exibição na internet. Mas não fiquem tristes, pois assim que estiver liberado, o Gole vai receber uma cópia em DVD. 

Curtam o trailer: 



Devo confessar que, depois de produzir o Arte Para Beber, estou muito tentado a explorar esse tema e fazer uma versão brasileira do 'The Love of Beer'. Se alguma cervejeira quiser participar, levante a mão nos comentários abaixo.

Até o próximo gole.

3 comentários:

Bruno Rossi disse...

Muito bom! Assim que conseguir o dvd avisem a gente! E super apoio fazer um desse aqui no Brasil!!

Unknown disse...

Moving From Las Vegas

Fernanda da Costa disse...

Thales, chegou a produzir o video? Caso contrário eu tenho interesse em auxiliar na produção do mesmo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...