7 de abril de 2011

Vai começar a copa do mundo cervejeira

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que “a Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã”. De certa forma, ele tem razão. E não estou me referindo apenas aos atrasos nas obras de infraestrutura no país. Gosto muito de futebol, mas o assunto aqui é outro.

Começa amanhã (08/4), em Salzburg, na Áustria, o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja. Serão 50 participantes de vários países disputando o título em provas sensoriais e teóricas sobre tudo o que um especialista cervejeiro precisa saber sobre a bebida.

Ao contrário do futebol, o Brasil não é sede desse torneio. Mas não ficamos de fora dessa. Seremos representados por 5 competidores selecionados pela organizadora do evento, a Doemens Academy. Fundada em 1895, a escola é pioneira na formação de mestres cervejeiros na Alemanha.

O time brazuca é composto por Herbert Schumacher (cervejaria Abadessa), Marcelo Moss (um dos fundadores da Baden Baden), Washington Trigueiro (cervejeiro do RJ), Cilene Saorin (representante da Doemens no Brasil) e Alexandre Bazzo (cervejaria Bamberg).

“Sinto a responsabilidade de representar bem o Brasil”, disse Alexandre Bazzo em entrevista ao Gole de Cerveja na última semana. Para o dono da Bamberg, o Brasil cervejeiro já ganha em participar do evento, mas ele garante que o time se preparou e tem condições de trazer o caneco, ou talvez, a caneca para casa.

Disputas à parte, o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja vai ser uma boa oportunidade para a troca de ideias. “Um evento desse porte nos dá a oportunidade de aprender muito conversando com os mais experientes”, afirma Bazzo, que já conquistou até prêmios internacionais com a Bamberg.

É isso aí! Esse é o espírito cervejeiro. O Gole de Cerveja fica por aqui, torcendo para que os brasileiros conquistem muito na Áustria: conhecimento, contatos e, claro, o título. Nessa “Copa do Mundo” da cerveja, o Brasil já está mandando bem. Infelizmente, não posso dizer o mesmo do futebol.

2 comentários:

Sigrid Pontes disse...

E, que Deus nos ajuda...? Falo da Copa do Mundo!...rs

Gole de Cerveja disse...

Para esse evento, vamos precisar de muita ajuda divina mesmo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...