21 de janeiro de 2011

Brasil é terceiro no mundo em produção de cerveja

No mercado cervejeiro nacional, o ano que passou não deve ser esquecido. Ao longo de 2010, o Brasil deixou Rússia e Alemanha para trás e assumiu o posto de terceiro produtor mundial de cerveja, com 12,6 bilhões de litros.

A conquista é resultado de muito investimento. No ano passado, a indústria cervejeira injetou R$ 5,4 bilhões no mercado nacional, quase o triplo do valor investido, em média, nos anos anteriores. Com o impulso extra, a produção da bebida no Brasil cresceu 18% em relação a 2009.

As razões para tantos números positivos são uma combinação de fatores. Bom momento econômico, clima favorável ao consumo de cerveja e até mesmo o fato de 2010 ter sido ano de Copa do Mundo ajudaram o mercado nacional da bebida a subir duas posições no ranking mundial.

De agora em diante, novas conquistas vão exigir muito fôlego. As duas maiores economias do mundo lideram com folga a produção mundial de cerveja. Só que, nesse caso, as posições são invertidas. A China é a primeira, com 40 bilhões de litros em 2010, seguida dos EUA, 5 bilhões de litros atrás.

É um duelo de titãs que está longe de ser interrompido, mas o Brasil pode ganhar muito comendo, ou melhor, bebendo pelas beiradas. No que depender da economia em geral, as previsões para os próximos anos são animadoras.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...