25 de janeiro de 2011

Cervejas do mundo na palma da mão

Inovação é um conceito muito presente no mercado mundial de cerveja. Muitos inovam bastante em sabor. Outros, destacam-se mais por empreenderem com sucesso em marketing, logística e mercado financeiro, por exemplo. Agora, chegou a vez da tecnologia da informação.

Um programa para smartphones chega no mercado como uma das novidades mais interessantes do ramo cervejeiro. O aplicativo "The Beer Expert", criado pelo norte-americano Matt Simpson, promete revolucionar a maneira com a qual o consumidor de cerveja se relaciona com a bebida. Vai servi-lo, na palma de uma das mãos, um relatório completo sobre a cerveja que ele carrega na outra.

"The Beer Expert", versão para celulares Android

Tipo, descrição comercial, fotos e até quantidade de álcool por volume são informações que o aplicativo mostra na tela em segundos, após o comando do usuário. A pesquisa pode ser feita de três maneiras, todas elas muito simples. Buscar normalmente pelo nome, fotografar o código de barras ou até mesmo falar em voz alta a marca da cerveja.

O usuário também pode deixar comentários sobre o produto, além de ser possível, à moda Facebook, "curtir" ou "não curtir" o que está publicado. E por falar na maior rede social do mundo, o "Beer Expert" também tem acesso a um banco de dados considerável. Mais de 300 mil marcas do mundo inteiro estão cadastradas. Entre elas, algumas daqui.

As brasileiras melhores classificadas pertencem à cervejaria Eisenbahn (SC) e à Baden Baden (SP), ambas produzidas artesanalmente. Marcas mais comerciais como Brahma, Antarctica, Skol, Bohemia, Xingu e Caracu também estão na lista.

Por enquanto, o programa roda apenas em celulares que usam o Android, sistema operacional do Google para smartphones. Está à venda por US$ 2,99 neste link e na Android Market. Usuários de iPods, iPhones e iPads podem ficar tranquilos. A loja de aplicativos da Apple deve ser a próxima a receber o "Beer Expert".

O Gole de Cerveja não vê a hora de experimentar essa novidade, que tem tudo para crescer e causar impacto no mercado mundial de cerveja. Com o poder, os consumidores.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...