18 de janeiro de 2011

Brahma e Itaipava brigam na justiça

Duas grandes cervejarias travam uma batalha que extrapola os limites do mercado consumidor. A disputa entre a Brahma, uma das marcas da Ambev, e a Itaipava, do Grupo Petrópolis, foi parar na justiça. O motivo nada tem a ver com o conteúdo, e sim com a embalagem.


Lançadas em agosto de 2010, as latas vermelhas da Itaipava foram, agora, vetadas pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A cervejaria de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, foi acusada de concorrência desleal ao ter, segundo a Ambev, aproveitado-se da estratégia de marketing adotada pela Brahma um mês antes (julho/2010).

O prazo dado à Itaipava para retirar as latas do mercado é de 30 dias, contados a partir do último dia 12, data da decisão judicial. A multa diária por descumprimento é de R$ 30 mil, mas o Grupo Petrópolis ainda tem a opção de recorrer. Em nota, a empresa afirma que só vai se pronunciar quando tiver acesso à integra do processo. 

Esta é a terceira vez que as duas cervejarias se enfrentam judicialmente nos últimos anos. As acusações anteriores tinham, também, relação com cópias de embalagens e de logomarcas. 

A aparência do produto parece ser, nesses casos, o que prevalece. As cervejarias comerciais brigam na justiça para se diferenciarem na forma, enquanto o que mais importa, o conteúdo, fica cada vez mais padronizado.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...