24 de agosto de 2010

Mudanças climáticas afetam o mercado de cerveja

Dia quente e cerveja gelada é a parceria predileta dos comerciais de marcas brasileiras. Já no Velho Mundo, a dupla não tem feito muito sucesso. O forte e seco verão europeu tirou do continente o posto de maior produtor de cerveja do mundo, colocando a Ásia no topo da produção global.

Marchando seis bilhões de litros à frente do novo segundo colocado, as cervejarias asiáticas tiram vantagem do fato de terem um mercado consumidor da bebida mais contido, enquanto a Europa colhe o que o ser humano tem plantado. Ou melhor, deixa de colher.

Um quarto da produção de grãos na Rússia foi consumido pelo fogo. Isto fez com que Vladimir Putin – a voz de comando no maior país da Europa e do mundo – suspendesse as exportações de trigo russo, o terceiro mais comercializado no mercado global, prejudicando a produção de cerveja no continente inteiro.

Os asiáticos, atualmente com excedente para o comércio externo, produziram 103 bilhões de litros de cerveja no último ano. Se toda essa fartura fosse partilhada no país de maior população do mundo, cada um dos 1,3 bilhão de chineses ficaria com quase 80 litros da bebida.

Por aqui, boas notícias

Em terras brasileiras, não faltam focos de incêndio. Porém, o que pega fogo atualmente no mercado nacional de cerveja são as importações da bebida. Antes rejeitadas pelo público brasileiro por serem mais fortes e amargas, as cervejas importadas têm deixado de ser exclusividade de poucas prateleiras e conquistam espaço nas grandes redes de supermercado.


Cores e sabores variados reforçam a segmentação do ramo, o que tem proporcionado também a pequenos produtores brasileiros boas perspectivas no mercado nacional. Cervejas importadas pagam taxas de 20% e, mesmo assim, alcançam bons resultados nas vendas.

Com a vantagem de sofrer menos com burocracia, quem produzir cerveja nacional de qualidade, diversificada e competitiva pode postular um lugar ao sol, com direito a um gole bem gelado, como acontece nos comerciais brasileiros.

2 comentários:

Carioca na Inglaterra disse...

agora pagar 15 reais em uma erdinger (preco q paguei qd estava de ferias ai no brasil ano passado!) q aki eu pago £1.63 no mercado(+/- R$4) e £3.5 na pint(tradicional copo de cerveja dos pub ingleses com 568 mL)gelada no bar e com direto a copo personalizado da erdinger q por sinal eh sensacional
( http://www.hubertus-apfeltrang.de/erdinger_weissbier.htm )

eh sacanagem!

Thales Carneiro disse...

É muito imposto para qualquer produto entrar no Brasil.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...