30 de agosto de 2010

Anúncio de cerveja na China e o mercado da bebida no oriente

Quem nunca relembrou com amigos os mais interessantes e clássicos comerciais de cerveja que viram na TV? Os intervalos das principais atrações dos grandes canais sempre estiveram repletos de peças publicitárias criadas não só para estimular o consumo como, também, para conquistar e entreter o telespectador.

Hoje em dia, a conquista parece ter perdido um pouco do romantismo. A apelação sexual nos comerciais brasileiros de cerveja já foi maior, é verdade, mas falta ainda um pouco de capricho. Na prática, o figurino das mulheres ganhou um pouco mais de tecido e os homens as atacam de forma mais discreta. Pelo mundo, graças à internet, é possível garimpar umas criações para cervejas bem bacanas, sem tanto apelo.


O vídeo acima é um comercial da holandesa Heineken (versão em inglês). Foi criado em 2006 para exibição na metrópole mais populosa do mundo. Com aproximadamente 14 milhões de habitantes, Shanghai é o principal pólo econômico da China, país que mais produz cerveja no mundo: 35 bilhões de litros/ano.

O chinês, entretanto, não é um grande consumidor da bebida. República Tcheca, Irlanda e Alemanha são os três primeiros no consumo per capita. O ponto forte dos asiáticos é exportação. Agora, é só aguardar pela invasão de rótulos ilegíveis por aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...