4 de março de 2011

Governo planeja aumentar imposto sobre cerveja

Produzir cerveja pode ficar mais caro ainda este ano. De olho no aquecimento por que passa o mercado de bebidas no Brasil – especialmente o de cerveja – o governo federal planeja aumentar a carga tributária do setor. 


Em números, os atuais 39% seriam elevados para 47%. Na prática, quase metade dos goles de cerveja que você toma iria para os cofres da União. Grandes empresas como a Ambev e a Coca-Cola já correram para evitar o aumento.

Assim como ocorreu em 2010, quando também houve ameaça de reajuste, as duas companhias prometem investimento recorde em produção no país, com a condição de que não seja alterado o percentual de “contribuição”. Parece e é pura politicagem mesmo.

Nessa jogatina, cada um joga com as cartas que tem nas mãos. O governo, para manter o equilíbrio das finanças e compensar os altos gastos públicos, se apressa em aumentar a arrecadação. 

Os investimentos das empresas, em contrapartida, são os principais responsáveis pelo aquecimento da economia. E elas alegam, ainda, que a União já vai arrecadar mais do setor levando em conta o aumento do consumo.

Nada está decidido até agora. Ainda tem muito jogo pela frente, pois as negociações entre os gigantes começaram há poucos dias. Observando à distância, o Gole de Cerveja espera, de verdade, que os consumidores e as pequenas e médias cervejarias não saiam perdendo com tudo isso.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...