15 de fevereiro de 2011

Transmissão de jogos vira polêmica na Índia

Tarde de domingo. Faltam menos de cinco minutos para a partida começar. Você chega no barzinho onde costuma torcer pelo seu time e senta com os amigos na mesa de sempre, aquela que dá sorte. Pede uma cervejinha bem gelada e o garçom diz: “não temos permissão da Globo para vender cerveja na hora do jogo”.

"Só pode ser pegadinha" seria a frase mais educada que passaria na sua cabeça, certo? Saiba que isso está para acontecer mesmo. Mas fique tranquilo. Aqui no Brasil, o futebol e a cerveja estão garantidos. O problema está do outro lado do mundo, na Índia.

Hotéis, restaurantes e pubs de Chennai, quarta maior cidade do país, só poderão transmitir os jogos da Copa do Mundo de Críquete – esporte mais popular entre os indianos – se retirarem uma licença extra junto à empresa que controla os direitos de transmissão do evento, a Novex Communication.


A permissão não custa barato. Por esse motivo, tem gerado protestos por parte de pequenos e médios estabelecimentos. Eles temem e certamente vão perder clientes para as redes hoteleiras, que podem pagar a "taxa" sem problemas. E parece que este é justamente o objetivo da Novex. Basta acessar o site da companhia para ver quem são seus principais clientes: grandes hotéis. 

Que jogada mais desleal! Se fosse no futebol, essa prática de mercado da companhia indiana receberia um merecido cartão vermelho. Mas como estamos falando de críquete...


Para quem está se perguntando que tipo de esporte é esse, aqui vão alguns goles a mais, e sem taxa extra. O críquete é jogado com bolas e tacos, com regras parecidas com as do beisebol. Lembra um pouco também o jogo taco – ou bete (lembra?). É bem antigo. Teve origem na Inglaterra medieval, mas, de lá para cá, mudou bastante.

A 11ª edição da Copa do Mundo começa no dia 20 de fevereiro. Vai ser realizada em três países: Índia, Sri Lanka e Bangladesh. Os indianos foram campeões uma única vez, em 1983. Com quatro títulos, a Austrália é a grande vencedora da história do torneio, que é realizado a cada quatro anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...