4 de janeiro de 2011

Pequenos estão cada vez maiores

Tamanho é documento? No mercado cervejeiro, não é mais. De olho no crescimento acelerado que o setor tem apresentado, uma grande associação de cervejarias artesanais fez uma alteração em seu estatuto social para dar melhores condições aos pequenos de competirem em um mercado dominado por poucos gigantes.

Para que uma cervejaria seja considerada artesanal, podendo usufruir de benefícios como redução de impostos, o limite máximo de produção estipulado pela Brewers Association (BA) passa de 234 milhões para 700 milhões de litros anuais. Ótimo para quem já estava quase rompendo a antiga barreira, como é o caso da Boston Beer, a maior artesanal dos EUA.

Jim Koch, presidente da "gigante" artesanal Boston Beer 

A decisão, porém, não deve surtir muito efeito por aqui. Apesar do destaque no mercado nacional, a Colorado é a única brasileira associada à BA. E, no que depender da cervejaria de Ribeirão Preto-SP, o curso dos negócios não deve ser alterado. Com o objetivo de manter a qualidade da cerveja, o presidente Marcelo Rocha não pretende avançar muito além dos atuais 720 mil litros/ano.

É assim que as artesanais fazem a diferença. Com produções menores e profissionais capacitados, fica mais fácil inovar e oferecer cervejas diferenciadas a consumidores cada vez mais exigentes. Pelo menos nesse aspecto, os pequenos parecem dar conta do recado.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...