16 de agosto de 2010

Cerveja e sociedade: uma relação histórica

Gole de Cerveja é um novo blog sobre uma das paixões mais antigas do ser humano. A cerveja foi símbolo na sociedade que inventou a escrita. Os sumérios, habitantes da Mesopotâmia (atual Iraque) até cerca de 2000 a.C., cunhavam em tábuas de argila os registros de comércio e tributos, em que a bebida tinha status de moeda.

Todo trabalhador da Suméria recebia pelo menos um litro de cerveja por dia. O registro mais antigo sobre a existência deste líquido é expresso por esse povo em escrita cuneiforme. Na imagem, duas pessoas partilham o conteúdo do mesmo jarro, usando grandes canudos para filtrar o líquido que aquela sociedade considerava sagrado.

Para os sumérios, dividir o mesmo jarro de cerveja com alguém era prova de confiança e respeito. Hoje em dia, o brinde faz esse papel. De acordo com Tom Standage, autor de um livro sobre o assunto, tocar os copos no centro da mesa é a representação de que todos estão compartilhando o mesmo líquido sagrado.

O consumo coletivo da cerveja é, portanto, uma tradição milenar que este blog vai explorar, trocando ideias sobre mercado, marcas, empresas, bares, consumo responsável e tudo mais que o leitor achar que vale. E, antes de terminar, façamos um brinde ao primeiro de muitos goles.

4 comentários:

Blog do Refri... disse...

Um brinde aos sumérios e ao novo blog. Conteúdo eletrônico e no copo da melhor qualidade.
Claudio Carneiro

Unknown disse...

Cheers, salud, tim tim! Boa sorte ao blog, Thales. Beta Cabral

Gole de Cerveja disse...

Obrigado pela presença e comentários!
Sejam bem vindos

Carioca na Inglaterra disse...

se precisar de alguem pra dar uns goles nas cervejas aki da europa e desse mundao gigante, ou precisar de um enviado pra cobrir a ocktoberfest em berlim(porra q palavra ingrata enviado viado eh o teu pai rappa!)


bom estou aki...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...