27 de setembro de 2011

E se a AB-Inbev comprasse a SABMiller?


Não se trataria de uma simples fusão, aquisição, incorporação... Chame como quiser. O valor envolvido nessa eventual transação seria recorde na história: U$ 80 bilhões. Difícil imaginar a proporção dessa cifra, não é?

Mas não é o Gole que está jogando palavras ao vento. Essa hipótese foi levantada em uma matéria da Reuters, que ouviu empresários, analistas e banqueiros. Dentre as maiores cervejarias do mundo, eles classificam a SABMiller (2ª no ranking, atrás da AB-Inbev), como a mais vulnerável a essa eventual operação.

Os entrevistados sugerem até mesmo o ano em que essa aquisição deverá ocorrer: 2013. Bom, imagino que estes senhores tenham primeiras, segundas e até terceiras intenções camufladas em declarações como essas. A jogatina é complexa e os primeiros coringas já podem estar sendo descartados à mesa.

Uma coisa é certa: não seria nada saudável que uma única cervejaria fosse responsável por mais de um terço da produção mundial da bebida. A concorrência faz bem ao consumidor. Mas, infelizmente, ela está cada vez mais escassa no mercado de cervejas comerciais do mundo.

(Leia aqui a matéria da Reuters)

Até o próximo gole.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...