22 de julho de 2011

Gole WebTV - Brasil Brau, lançamentos e impressões

Mais um vídeo feito na Brasil Brau 2011, importante feira de negócios do setor cervejeiro, que ocorreu em São Paulo no início do mês. Neste, o destaque vai para alguns lançamentos que ocorreram no evento.

Falke Bier, Colorado e Bierland foram algumas das que apresentaram novidades. O Gole foi conferir cada uma delas e gravou este vídeo com representantes de cada cervejaria.

Confira:


obs.: Problemas técnicos prejudicaram o áudio da entrevista com Marcelo Carneiro, mas nada que impedisse o Gole de inserir neste novo vídeo da Gole de Cerveja WebTV os valiosos comentários do cervejeiro da Colorado.

Até o próximo gole.

19 de julho de 2011

Confira todos os teasers do doc sobre a cerveja artesanal no Brasil

Já pode iniciar o aquecimento, pois o lançamento do nosso documentário sobre a cerveja artesanal no Brasil está bem próximo. As gravações terminaram semana passada. E só dei uma pausa na edição para postar aqui, de uma maneira mais organizada, todos os teasers que o Gole publicou até agora.

O primeiro foi resultado da entrevista com o cervejeiro Alexandre Bazzo, proprietário da Bamberg Bier, de Votorantim-SP. O Gole visitou as instalações de uma das cervejarias que mais crescem no país atualmente. 


Neste segundo teaser, o acaso fez papel de diretor de cinema. Marcelo Carneiro, da cervejaria Colorado, saiu de Ribeirão Preto-SP para sentar à mesa ao lado do Gole em um boteco no Rio de Janeiro. 

Com a câmera na mochila, claro, eu não poderia deixar a oportunidade passar em branco. O resultado foi um longo e interessante bate-papo que rendeu este teaser e a participação do cervejeiro no documentário.


Depois de entrevistar dois proprietários de cervejarias, chegou a vez de falar com quem vende o produto na ponta, para o consumidor. O Gole foi até o agradável Boteco Colarinho, que fica no bairro carioca de Botafogo, para uma entrevista com Diego Baião, dono do local. 

O teaser abaixo foi um dos mais elogiados pelo pessoal que curte o Gole. Não poderia ser diferente! Trata-se de um convite à cerveja especial.


Depois de já ter um número razoável de entrevistas, o Gole decidiu fazer um bate-bola entre o pessoal que colaborou até então com excelentes depoimentos. Foi o teaser mais democrático, pois contou com representantes de cervejarias, de um bar que comercializa cervejas especiais e, claro, de consumidores.

'Não beba sem pensar', além de título do teaser abaixo, é um conceito que o documentário pretende levar adiante no mercado brasileiro de cerveja.


O documentário não estaria completo sem a entrevista que gerou o teaser a seguir. O Gole conversou com o cervejeiro Leonardo Botto, um dos nomes mais importantes da cerveja artesanal e caseira no Brasil. Botto foi um dos fundadores e é o atual presidente da ACervA Carioca, a primeira das associações regionais de cervejeiros artesanais do país.

Posso adiantar que é uma daquelas entrevistas que infelizmente não podem, por questões de tempo, entrar na íntegra no documentário. Neste teaser, Botto procura conceitar o que é cerveja artesanal.


Para fechar com chave de ouro a lista de teasers e a fase de gravação do documentário, não poderia faltar o cervejeiro artesanal por essência, o caseiro. Para cumprir este papel, coube ao carioca Bernardo Couto a tarefa de produzir na cozinha de casa (com a ajuda do Gole, claro! rs) mais uma leva de 40 litros de uma cerveja exclusiva, assim como toda cerveja caseira.


Ao longo de toda a fase de gravação, cruzamos com mais gente interessante do meio cervejeiro. Alguns estão devidamente gravados e, apesar de não terem aparecido nos teasers, vão colaborar com seus importantes depoimentos no produto final, que você vai conferir em breve, aqui no Gole de Cerveja.

Então (e como sempre), até o próximo gole.

Gole WebTV - O cervejeiro caseiro

A gravação do nosso documentário sobre a cerveja artesanal no Brasil chegou ao fim. Fechamos a sequência de entrevistas com o cervejeiro caseiro Bernardo Couto, que também comanda o portal Homini Lúpulo.

A gravação ocorreu na última sexta-feira, mas não pense que dei uma de cachorro magro. O Gole, além de gravar, auxiliou no processo de fabricação da cerveja, pelo menos até o início da etapa de fermentação, que provavelmente ainda não terminou.

Neste último teaser, você confere cerca de um minuto da conversa com Bernardo, que já faz cerveja na cozinha de casa há uns dois anos. Daqui a alguns dias, quando o documentário estiver pronto, você vai curtir muito mais.


Ah! E pode deixar que o Gole vai contar depois como ficou a cerveja produzida durante a gravação.

Até o próximo gole.

18 de julho de 2011

Gole WebTV - Brasil Brau 2011

O Gole de Cerveja esteve presente na Brasil Brau, importante feira de negócios do setor cervejeiro, que foi realizada em São Paulo entre os dias 5 e 7 de julho. 

O Twitter do Gole foi o principal canal utilizado na cobertura do evento, mas é na Gole WebTV que você vai conferir da forma mais interessante tudo o que este blog conseguiu extrair da feira.

Neste primeiro vídeo, mostramos trechos de entrevistas que fizemos com o sommelier de cervejas José Raimundo Padilha e com os cervejeiros Marco Falcone e Alexandre Bazzo, das cervejarias Falke e Bamberg, respectivamente.

Confira:


Até o próximo gole.

5 de julho de 2011

Multimídia, Gole WebTV vai cobrir a Brasil Brau 2011

Chegou a hora de matar a sede. Vai começar a Brasil Brau 2011, pessoal!

A contagem regressiva para a XI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja está encerrada. A cidade de São Paulo vai ser, ao longo dos próximos três dias (5, 6 e 7 de julho), a capital brasileira da cerveja.

Fabricantes, empresários do setor e, agora em 2011, também os amantes da cerveja - aqui entram os blogueiros do ramo - estarão juntos para muita troca de informação (e de cartões de visita), exposição e lançamento de diversos produtos, degustação de cervejas e muito mais.

Divulgação: Brasil Brau 2009

Paralelamente à Feira, vai acontecer o XII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira. Na agenda, estão palestras e mesas redondas que vão abordar o tema cerveja sob diversos aspectos (técnico, produtivo, gastronômico, relativo a negócios e também a informação).

Para o Gole, os próximos três dias vão ter ainda sabor e aroma mais que especiais. Trata-se da primeira  cobertura multimídia da Gole de Cerveja WebTV.

Arsenal do Gole para a cobertura multimídia da Brasil Brau

Munido de uma câmera de foto, outra de vídeo, um gravador, um laptop além, claro, de papel e caneta, este blog espera trazer para você, leitor, da forma mais multimídia possível, o que de mais interessante acontecer na Feira e no Congresso. 

Ah, o Twitter do Gole vai ser uma ferramenta indispensável, ok? Sigam-nos os bons, pois como citei na abertura deste texto: é hora de matar a sede, pessoal.

Até o próximo gole!

2 de julho de 2011

Cervejaria inova na divulgação de novo produto nos EUA

Cerveja e tradição são palavras praticamente inseparáveis, mas ultimamente um outro binômio tem me chamado bastante a atenção: cerveja e inovação. Em grande parte das vezes, o responsável por isso tem sido o universo da cerveja artesanal nos EUA. Desta vez, especificamente, foi a cervejaria Dogfish Head.


Para promover o lançamento da Tweason’ale, uma cerveja que leva morangos na receita, o proprietário Sam Calagione contratou dois fotógrafos especializados em Cinemagraphs, uma fotografia animada cheia de arte e capricho. A novidade teve repercussão no site do jornal New York Times (veja aqui).


A nova cerveja vai ser comercializada inicialmente apenas no bar da própria Dogfish Head, em Rehoboth Beach - Delaware, litoral leste dos Estados Unidos. A forma inovadora que a cervejaria adotou para divulgar a Tweason’ale, no entanto, atravessou o continente e pode influenciar os empreendedores brasileiros.


Por aqui, também temos alguns exemplos de inovação, tanto nos tanques das cervejarias como em ações de comunicação e marketing. Próxima semana, na Brasil Brau, maior feira de negócios cervejeiros da América Latina, certamente encontraremos muitos projetos interessantes. E você vai saber de tudo por aqui, pois o Gole vai cobrir o evento em foto, texto, áudio e vídeo. Só não prometemos Cinemagraphs, ok?!

Até o próximo gole!

1 de julho de 2011

Cervejeiro recebe o prêmio de melhor Pilsner caseira do Brasil

O Gole de Cerveja registrou o momento em que Nicholas Bittencourt, cervejeiro caseiro e autor do blog Goronah, recebeu o prêmio da ACervA de melhor Pilsner caseira do Brasil.

Bebemos um pouco da campeã e aproveitamos também para bater um papo com o cervejeiro. Mas não fizemos nada sozinhos. Contamos ontem com a colaboração ilustre de dois blogs parceiros: Homini Lúpulo e Circuito de Botecos.


Até o próximos gole!

Documentário sobre a cerveja artesanal nos EUA

Vem aí um documentário sobre a cerveja artesanal...
...e não é sobre o nosso doc que estamos falando.

Estreia dia 8 de julho nos EUA a produção 'Beer Culture - The Movie', obra do cineasta independente Thomas Kolicko. Ele gravou em várias cervejarias artesanais por todo o estado do Colorado, explorando o fenômeno cultural por trás do movimento 'craft beer' que toma conta dos EUA.

Assim como o Gole, o cineasta também divulgou teasers para deixar os fãs de cerveja animados para a estreia. Tentamos entrar em contato com ele, mas até agora não obtivemos resposta. Assim que for possível, você vai conferir uma entrevista com ele aqui no blog.

Enquanto isso, curta um pouco do 'Beer Culture' (em inglês):


Até o próximo gole.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...