28 de junho de 2011

Música boa e informação cervejeira na web

Além de trazer benefícios à cultura cervejeira, o 6º Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, realizado em Florianópolis no feriado que passou, finaliza o semestre, também, com boas novas.

É claro que o evento como um todo acrescentou bastante, mas essa parte fica com os blogueiros que estiveram presentes, certo? (Este aqui, por exemplo) Nosso papo hoje é mais específico: palmas para a cervejaria Coruja, que, aos ausentes, deu a oportunidade de acompanharem ao vivo todas as palestras realizadas no evento.


Isso graças à Rádio Coruja, um projeto experimental em webrádio da cervejaria de Porto Alegre. "Imaginamos que quem não pudesse estar no evento ficaria muito feliz por ter a possibilidade de ouvir e acompanhar", diz Rafael Rodrigues, sócio proprietário da Coruja. Imaginou certo!!

Rafael acrescenta que a rádio vai continuar "no ar", com música boa e informação cervejeira. Vai servir de auxílio também na ambientação e programação do bar Toca da Coruja (da própria cervejaria), além de reforço em ações de marketing e canal de transmissão de alguns eventos realizados por eles.

Já pensou como vai ser bom para a cultura cervejeira se essa moda pega?!

Clique aqui e ouça a Rádio Coruja. 

25 de junho de 2011

Encontro em SC reúne cervejeiros do Brasil e do exterior

Foto: @Brejas
Neste feriado prolongado, Florianópolis é a capital nacional da cerveja artesanal. A cidade recebe cervejeiros de todo o Brasil - e também de outros países - no 6º Concurso Nacional de Cervejas Artesanais. Um grupo de 24 jurados avalia 147 cervejas, divididas em três estilos (English Barleywine, Bohemian Pilsner e Rauchbier). O resultado sai hoje, na festa de encerramento do encontro.

O evento é organizado pela ACervA Catarinense (braço regional da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Brasil) Os dois primeiros dias, além de bastante cerveja, estavam repletos de palestras, todas bem interessantes. Foram debatidos tanto aspectos técnicos como comerciais e ideológicos em relação à cerveja. 
Palestra de Maurício Beltramelli, do bar/site Brejas
(foto: @Jambreiro)
Boa notícia: essa parte teórica do evento não foi exclusividade dos que estão lá em Floripa. A Rádio Coruja transmitiu ao vivo pela internet e já verifica a possibilidade de disponibilizar o conteúdo no site (em breve, mais informações).

No Twitter do Gole, mal sobrou espaço para outro assunto. Nossa timeline era atualizada a todo momento por participantes do evento, que ora postavam fotos, ora algum comentário sobre o conteúdo debatido lá. 

Cerveja em família
(foto: @JosePadilha)
Amanhã, no texto sobre o encerramento e os vencedores do 6º Consurso Nacional de Cervejas Artesanais, a gente fala um pouco sobre o conteúdo das palestras que acompanhamos (via Rádio Coruja).

Até o próximo Gole!

23 de junho de 2011

Gole WebTV - O que é cerveja artesanal

Quase lá! Falta apenas uma entrevista para o Gole entrar de cabeça na fase de edição (ou montagem, para os retrôs) do documentário sobre a cerveja artesanal no Brasil, que estamos produzindo desde o início do mês passado (maio/2011).

Para os nobres leitores que ainda não sabem, trata-se do projeto de monografia de um dos fundadores deste blog (eu, @ThalesPC). E confesso que eu não poderia ter escolhido um tema melhor.

Hoje, posso afirmar que produzir este documentário é meu projeto de maior retorno desde que comecei no Jornalismo. Não refiro a retorno financeiro, claro. Estou falando de satisfação.

O documentário é experimental, gravado com equipamento amador, por conta do nosso próprio bolso (Eduardo Ferreira, co-fundador do Gole, também colaborou) e pensado para a internet. É a proposta deste trabalho: fazer algo simples e barato mas com conteúdo relevante, para estimular produções similares web afora.

O que você confere hoje aqui no Gole de Cerveja é uma rápida reflexão sobre o que é a cerveja artesanal. Quem comenta sobre este questionamento é o cervejeiro Leonardo Botto, presidente da ACervA Carioca (Associação de Cervejeiros Artesanais do Rio de Janeiro).

Esperamos que goste:


Até o próximo Gole!

18 de junho de 2011

Gole visita o vencedor carioca do Comida di Buteco 2011

Em mais uma produção da Gole WebTV, visitamos o campeão carioca do Comida di Buteco 2011, o tijucano Da Gema. Com o petisco Doce Subsolo do Buteco, o bar deixou de lado aquele gostinho de "quase lá" que marcou 2010, quando ficou em segundo lugar no festival de petiscos que ocorre em 15 cidades do país.

A equipe do Gole, que é clientela antiga do Da Gema, foi lá conferir como é feito o petisco vencedor e mostra agora um pouco do bate-papo com a gastrônoma Luiza Santos, sócia do bar, e com o garçom Pedro Azevedo, mais conhecido como Pedrão.



O Da Gema fica na rua Barão Mesquita nº 615, na Tijuca, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Até o próximo gole!

14 de junho de 2011

Gole WebTV - Não beba sem pensar

Muita gente bacana tem comentado sobre o documentário que o Gole de Cerveja está produzindo. Ainda estamos terminando a fase de gravação, mas você continua curtindo um pouco do que vem por aí.

O teaser de hoje é um bate-bola entre alguns dos entrevistados até o momento. Queremos que você guarde bem a última frase deste vídeo, para entrar no clima do documentário antes mesmo de ele ficar pronto.




Até o próximo Gole!

10 de junho de 2011

Gole WebTV - Um convite à cerveja especial

Hora de reforçar o convite que o Gole de Cerveja faz para que você não perca, em breve, o lançamento do nosso documentário para web sobre a cerveja artesanal no Brasil.

O teaser de hoje é uma aperitivo da conversa que tivemos com Diego Baião, proprietário do Colarinho, boteco que oferece a maior variedade de chopp no Rio de Janeiro.

Confira:



Até o próximo Gole!

8 de junho de 2011

Gole conversa com cervejeiro da Colorado no RJ

Quando comecei a pesquisa para o documentário que está sendo produzido por este blog, encontrei citações de muitos profissionais de cinema, entre eles Eduardo Coutinho (um dos principais documentaristas de hoje em dia), que diziam que o acaso é a alma desse tipo de obra. Outros chegaram até ao ponto de dizerem: "só o acaso interessa".

Bem, não gosto muito de usar palavras como "só, nunca, sempre..", mas devo confessar que o acaso hoje foi unânime. 

Quem diria que uma cerveja entre amigos no bar em que "sempre..." marco presença fosse render aqui no Rio de Janeiro um encontro com o cervejeiro Marcelo Carneiro, dono da Colorado (Ribeirão Preto-SP), uma das principais cervejarias artesanais do país.

Outro gente boa do ramo da cerveja artesanal, o Diego, do Boteco Colarinho, também marcou presença no bate-papo que o Gole de Cerveja registrou com exclusividade.

Hoje, por enquanto, você vai conhecer um pouco da história da Cervejaria Colorado. Em breve, muitas outras novidades vão pintar aqui no Gole. Não deixe de voltar.




1 de junho de 2011

Gole produz documentário para web sobre cerveja artesanal

Caros amigos e leitores do Gole de Cerveja, estamos produzindo um documentário especial sobre a produção artesanal de cerveja no Brasil.

Que tal um golinho do que vem por aí?!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...