21 de abril de 2011

Voltaremos em breve

O Gole anda meio ausente nos últimos dias, mas é por uma boa causa: trabalho de conclusão do curso de Jornalismo de @ThalesPC 

Mas temos boas novas: vai ser um documentário para web sobre a produção artesanal de cerveja. E contaremos com parcerias ilustres.


Em breve, você vai conferir o resultado aqui no Gole de Cerveja.

14 de abril de 2011

Cervejeiros cariocas lançam campanha para comprar Schincariol

Desde que começou a circular a informação de que a Schincariol estaria à venda, o mercado começou a borbulhar com especulações. Grandes nomes como Heineken, SABMiller e Carlsberg foram mencionados como fortes candidatos à compra da cervejaria que nasceu em Itu-SP, em 1939.

A troca de comando na segunda maior cervejaria do país, continuando nas mãos dos grandes, não significaria mudanças relevantes para o consumidor. Mas um projeto que começou a circular na rede e chamou bastante a atenção do Gole, esse sim, deixaria os cervejeiros do Brasil bem servidos.


Estou falando da ‘Minha Schin’, campanha criada por um grupo de 5 amigos cervejeiros, o Homini Lúpulo, com um objetivo ao mesmo tempo nobre e ousado: comprar a Schincariol e agregar qualidade ao mercado cervejeiro de alto giro no Brasil.

O projeto inclui até o lançamento de novos rótulos para renovar as opções de cervejas oferecidas atualmente pela empresa de Itu.

A campanha, que foi lançada no blog do Homini Lúpulo há uma semana, funciona da seguinte maneira: para cada cerveja que o grupo consome, R$ 1 é reservado para a ‘Minha Schin’.

“Se todo amante de boas cervejas fizer o mesmo, em breve faremos uma oferta que não poderá ser recusada”, afirma o cervejeiro Bernardo Couto, integrante do Homini Lúpulo. Rumores de mercado sugerem que a Schincariol estaria à venda por cerca de U$ 2 bilhões.

Para o Homini Lúpulo arrecadar esse valor, seria necessário que cada um dos 190 milhões de brasileiros doasse R$ 10,50. Tarefa difícil, pois a maioria do público consumidor de cervejas no Brasil busca a marca mais barata, loura e refrescante. Essa, infelizmente, é a cultura predominante por aqui.

Anderson Silva seria o novo garoto-propaganda

Mas se depender do Homini Lúpulo, esse cenário pode mudar. Para isso, já existe até um planejamento da publicidade, que, ao contrário do padrão mulher-calor-futebol-churrasco-praia-amigos, será voltada para o prazer contido na bebida que está ao lado do homem há milhares de anos. 

“Você já viu algum comercial em que o cara para, sozinho, e degusta uma cerveja? Claro que não, pois se o cara fizer isso tomando uma Skol, vai ter uma experiência sem graça”, diz Bernardo. E é verdade, convenhamos.


“É hora da revolução cervejeira tomar corpo e todos os copos”. Acessos e cliques, também.

Na internet, o grupo já recebeu risadas, proposta de sociedade e até quem quisesse doar. Para interagir com  a campanha, basta seguir o @Homini_Lupulo no Twitter ou buscar por #MinhaSchin no microblog. Não deixe de participar, pois, no mínimo, divulgar a campanha é um manifesto original e cheio de boas intenções.

Até o próximo Gole!

7 de abril de 2011

Vai começar a copa do mundo cervejeira

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que “a Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã”. De certa forma, ele tem razão. E não estou me referindo apenas aos atrasos nas obras de infraestrutura no país. Gosto muito de futebol, mas o assunto aqui é outro.

Começa amanhã (08/4), em Salzburg, na Áustria, o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja. Serão 50 participantes de vários países disputando o título em provas sensoriais e teóricas sobre tudo o que um especialista cervejeiro precisa saber sobre a bebida.

Ao contrário do futebol, o Brasil não é sede desse torneio. Mas não ficamos de fora dessa. Seremos representados por 5 competidores selecionados pela organizadora do evento, a Doemens Academy. Fundada em 1895, a escola é pioneira na formação de mestres cervejeiros na Alemanha.

O time brazuca é composto por Herbert Schumacher (cervejaria Abadessa), Marcelo Moss (um dos fundadores da Baden Baden), Washington Trigueiro (cervejeiro do RJ), Cilene Saorin (representante da Doemens no Brasil) e Alexandre Bazzo (cervejaria Bamberg).

“Sinto a responsabilidade de representar bem o Brasil”, disse Alexandre Bazzo em entrevista ao Gole de Cerveja na última semana. Para o dono da Bamberg, o Brasil cervejeiro já ganha em participar do evento, mas ele garante que o time se preparou e tem condições de trazer o caneco, ou talvez, a caneca para casa.

Disputas à parte, o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja vai ser uma boa oportunidade para a troca de ideias. “Um evento desse porte nos dá a oportunidade de aprender muito conversando com os mais experientes”, afirma Bazzo, que já conquistou até prêmios internacionais com a Bamberg.

É isso aí! Esse é o espírito cervejeiro. O Gole de Cerveja fica por aqui, torcendo para que os brasileiros conquistem muito na Áustria: conhecimento, contatos e, claro, o título. Nessa “Copa do Mundo” da cerveja, o Brasil já está mandando bem. Infelizmente, não posso dizer o mesmo do futebol.

5 de abril de 2011

Gole entrevista o maior colecionador cervejeiro do mundo

Poucos dias após escrever o primeiro texto deste blog, iniciei outro projeto cervejeiro que também tem sido motivo de muita satisfação. Estou falando da minha coleção de garrafas de cervejas especiais e importadas. 

Não são muitas, por enquanto, já que, assim como o Gole de Cerveja, o projeto ainda está no começo. Fico imaginando se eu não tivesse desistido da coleção de latas de cerveja que eu tinha na infância... Eram muitas!

Mas o post de hoje não é sobre mim, e sim sobre um tal de Jeff Lebo, alguém que, assim como eu, começou ainda criança a colecionar latas de cerveja. As semelhanças terminam por aqui. O cara não desistiu e se tornou simplesmente o maior colecionador de itens cervejeiros do mundo.

Jeff Lebo e parte de sua coleção

Já mencionei algo sobre ele aqui no blog, sem me estender muito. Mas, no papel de um colecionador frustrado que tenta recuperar o tempo perdido, tive que entrar em contato com ele para trocar umas ideias. Simpático e acessível, ele respondeu a todas as perguntas.

Colecionador desde os 13 anos, Jeff Lebo tem cerca de 80 mil latas de cerveja. A paixão começou dentro de casa. Na época, o pai trabalhava na 'American Can Company' ("Companhia Americana de Latas"), e isso acabou despertando o fascínio pelas latas.

Do período de estudos na Inglaterra, Lebo não voltou para a Pensilvânia (EUA), em 1984, apenas com conhecimento na bagagem. Chegar em casa com cerca de 2.000 latas de cerveja foi o ponto de partida para ele começar a levar o hobby a sério.

The House of Beer Cans ("A Casa das Latas de Cerveja")

Levar a sério mesmo! Em 1998, ele começou a construir uma casa para acomodar e organizar a coleção. A 'House of Beer Cans' ("Casa das Latas de Cerveja") tem quartos dedicados a itens cervejeiros de diferentes regiões do planeta. 

"At some point, I began to wonder 'how many different beer cans there are in the world?' So, I began to try to answer that question.
Em determinado momento, comecei a imaginar 'quantas latas de cerveja diferentes existem no mundo?' Então, comecei a buscar a resposta."

Hoje, Jeff Lebo é especializado em latas raras e antigas. Em seu site, ele negocia compra e venda de alguns itens. Boa notícia para outros colecionadores. Quem sabe o Gole de Cerveja não colabore um dia com a maior coleção do mundo?! Quem sabe...
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