30 de março de 2011

Eisenbahn realiza harmonização via Twitcam

Mais uma vez, fiquei satisfeito em ver como cerveja pode ser sinônimo de inovação. A Eisenbahn, que pertence à Schincariol desde 2008, promoveu hoje (30/3) uma harmonização com queijos ao vivo, via Twitcam. Apresentado pelo consultor cervejeiro Juliano Mendes, fundador da marca em 2002, o #provetuite durou cerca de 1 hora.


É a terceira vez que a Eisenbahn toma essa iniciativa. O Gole de Cerveja participou hoje apenas como observador, mas, na próxima, vou providenciar tudo antes para a degustação online. É com essa intenção que a cervejaria divulga as informações antecipadamente pelo Twitter.

No fim das contas, a harmonização se transformou em um bate-papo descontraído, com várias dicas sobre a produção da bebida, itens para colecionadores e muito mais (confira o #provetuite aqui). Valeu a pena ter participado. Ficou provado que cerveja e tecnologia harmonizam perfeitamente.

Cervejarias britânicas fazem homenagens ao casamento real


O casamento mais badalado do Reino Unido em 2011 tem despertado o imaginário dos britânicos. Não me refiro apenas àqueles que sonham com a sofisticação da cerimônia de união entre o príncipe William e Kate Middleton. O evento mexe também com a criatividade dos mestres cervejeiros da região.

Algumas cervejarias lançaram rótulos especiais em homenagem ao casamento real. A Windsor and Eton, por exemplo, dedica aos noivos a ‘Windsor Knot’, cerveja de cor e sabor leves, criada para ser consumida no dia do evento.

Já a Castle Rock aposta na exclusividade. Vai lançar uma edição especial com apenas 100 garrafas da cerveja batizada de ‘Kiss Me Kate’. Prato cheio para colecionadores vips.


Com a ‘Royal Wedding Ale’, o foco da Adnams Southwold é manter a tradição. A cerveja dedicada à união entre William e Kate é um brinde à terceira geração de casamentos reais que a cervejaria não deixa passar em branco.

A cerimônia vai ser transmitida ao vivo, no dia 29 de abril. Para os britânicos, tem tudo para ser um grande evento. E você, se tivesse a oportunidade de homenagear alguém com uma cerveja especial, quem seria?

25 de março de 2011

Stella Artois agora em latas de 440ml

A cerveja belga mais vendida no mundo está preparando uma novidade para o próximo mês. A partir de 1º de abril, a Stella Artois vai começar a circular nos EUA também em latas. Nunca antes na história, desde a sua criação em 1926, a cerveja foi comercializada nesse formato.


A medida é para suprir a demanda em eventos abertos e outras situações em que garrafas de vidro não são permitidas. Mas a própria Stella Artois recomenda: a melhor maneira de consumir a bebida continua sendo nos tradicionais cálices.

Até o momento, não há informações sobre as chances de a novidade chegar ao Brasil. Por aqui, a Stella é comercializada pela Ambev, a maior cervejaria do país. Se o novo formato der certo nos EUA, pode ser que as latas cheguem também ao mercado brasileiro.

Elegante caixa com 10 latas

24 de março de 2011

Encontro reúne mais de 150 colecionadores de itens cervejeiros

Essa semana bateu uma frustração. Estou até agora tentando lembrar porque desisti da coleção de latas de cerveja que eu fazia quando era criança. Se tivesse levado a brincadeira adiante, eu poderia, quem sabe, fazer parte do evento sobre o qual tenho o prazer de escrever agora.

Começa hoje o 'Spring Thaw and Crownvention Beverage and Brewery Collectibles Show', um encontro anual que reúne na Pensilvânia (EUA) cerca de 150 colecionadores de latas, garrafas, tampinhas (chapinhas), rótulos e tudo mais relacionado a cervejas do mundo inteiro.


Spring Thaw and Crownvention Beverage
and Brewery Collectibles Show 2009

O evento, que dura três dias, é organizado pelo maior colecionador de latas de cerveja do mundo, o aficionado Jeff Lebo. Para se ter uma ideia da dimensão do acervo que ele possui, basta dizer que foi preciso construir uma casa especialmente para acomodar as cerca de 80 mil latas.

Os dois primeiros dias do 'Spring Thaw' estão reservados para trocas entre os colecionadores e também para degustações de cervejas artesanais trazidas pelos participantes. Para fechar o encontro, no sábado, Jeff Lebo vai abrir as portas da 'House of Beer Cans' ('Casa das Latas de Cerveja') para uma grande festa de confraternização.

Coleção de tampinhas (chapinhas)

O evento ocorre desde 1980, mas só fiquei sabendo da existência dele há poucos dias. Percebem agora o motivo da minha frustração? Eu poderia estar lá, aproveitando para fazer matérias especiais para o Gole de Cerveja. 

Mas não tem problema. Já comecei a correr atrás da solução antes mesmo de conhecer o 'Spring Thaw'. Minha coleção de garrafas de cervejas artesanais e importadas já passou de duas dezenas. Sei que ainda é pouco, mas eu chego lá...

---
E você, faz ou já fez alguma coleção de itens cervejeiros? Comente e envie fotos para o nosso e-mail: gole.cerveja@gmail.com
Sua coleção pode virar postagem.

Até o próximo Gole!

14 de março de 2011

Terremoto e tsunami no Japão atingem cervejarias

O terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão em 11/03 causou estragos em cervejarias do país. A foto abaixo, da agência de notícias Associated Press, mostra como ficou uma unidade da Kirin Brewery, localizada em Sendai, capital da província de Miyagi. Quatro grandes tanques de armazenamento de cerveja foram danificados.


Outra grande cervejaria japonesa, a Sapporo Breweries Ltd., fechou três fábricas para inspecionar os equipamentos, pois vazamentos foram detectados após os abalos.

Até o momento, o número oficial de mortos é 1833. Há, ainda, 2361 desaparecidos. Infelizmente, esses números tendem a crescer ao longo dos próximos dias.

4 de março de 2011

Campanha da Devassa mobiliza redes sociais

A campanha da Devassa para o Carnaval deste ano já é um sucesso. Não que a cantora Sandy esteja convencendo na proposta de que tem um lado "devassa". Por outros motivos, ela está bombando mesmo é nas redes sociais. Aquela história de "falem mal, mas falem de mim" tem funcionado bem nesse caso.

"Jogo dos sete erros" de Sandy

Entre os milhares de tweets, curtidas, posts e comentários o conteúdo que circula é bem democrático. Tem gente que critica, elogia, faz montagem e até cria novas frases para a campanha. Na maioria dos casos, tudo é levado com bom humor, como é o caso do "jogo dos sete erros" acima.

Desde o lançamento da campanha, palavras em referência à Sandy e à Devassa no Twitter têm ocupado os primeiros lugares entre os assuntos mais comentados em português na rede social. As músicas da cantora ganharam até versão especial, em homenagem à declaração sobre não ser muito fã de cerveja.

Postado no YouTube, o vídeo foi parar no site da revista Exame. Confira:

Governo planeja aumentar imposto sobre cerveja

Produzir cerveja pode ficar mais caro ainda este ano. De olho no aquecimento por que passa o mercado de bebidas no Brasil – especialmente o de cerveja – o governo federal planeja aumentar a carga tributária do setor. 


Em números, os atuais 39% seriam elevados para 47%. Na prática, quase metade dos goles de cerveja que você toma iria para os cofres da União. Grandes empresas como a Ambev e a Coca-Cola já correram para evitar o aumento.

Assim como ocorreu em 2010, quando também houve ameaça de reajuste, as duas companhias prometem investimento recorde em produção no país, com a condição de que não seja alterado o percentual de “contribuição”. Parece e é pura politicagem mesmo.

Nessa jogatina, cada um joga com as cartas que tem nas mãos. O governo, para manter o equilíbrio das finanças e compensar os altos gastos públicos, se apressa em aumentar a arrecadação. 

Os investimentos das empresas, em contrapartida, são os principais responsáveis pelo aquecimento da economia. E elas alegam, ainda, que a União já vai arrecadar mais do setor levando em conta o aumento do consumo.

Nada está decidido até agora. Ainda tem muito jogo pela frente, pois as negociações entre os gigantes começaram há poucos dias. Observando à distância, o Gole de Cerveja espera, de verdade, que os consumidores e as pequenas e médias cervejarias não saiam perdendo com tudo isso.

3 de março de 2011

Leilão à vista no mercado de cerveja no Brasil

A família que comanda a Schincariol deu início a uma negociação que pode causar mudanças no comando da companhia. O sócio-majoritário pretende vender suas ações, que valem atualmente R$ 3 bilhões. Adriano Schincariol já até contratou um banco de investimentos para assessorá-lo no processo.

Várias hipóteses são levadas em conta, entre elas, uma eventual venda da cervejaria - que controla marcas como Nova Schin, Devassa, Baden Baden e Eisenbahn (as duas últimas, artesanais de ótima qualidade). A Schincariol procura manter em sigilo qualquer movimentação a respeito do assunto.

No mercado de cerveja brasileiro, não há como descartar possibilidades de relevância global. A britânica SABMiller e a dinamarquesa Carlsberg têm interesse no país. Poderiam ser potenciais compradores, mas não os únicos.

Líder ou vice-líder em todos os outros países onde atua, a Heineken ocupa a quarta colocação no mercado brasileiro. Uma eventual aquisição da Schincariol deixaria a cervejaria holandesa atrás apenas da Ambev.

São muitos interesses em jogo e importantes empresas envolvidas. Não é difícil prever que vem por aí mais um leilão de gente grande.

2 de março de 2011

Devassa apresenta Sandy como garota-propaganda


Depois da polêmica campanha do ano passado, a cerveja Devassa decidiu apostar diferente no Carnaval de 2011. A marca apresentou ontem a cantora Sandy como a nova garota-propaganda em coletiva realizada no Rio de Janeiro.

No fim do dia, no intervalo do Jornal Nacional, o comercial foi ao ar pela primeira vez. Confira abaixo:


A escolha pela cantora, que tem fama de recatada, parece ser bem oportuna. A cervejaria tem o objetivo de explorar o 'lado Devassa' que, segundo a marca, existe dentro de qualquer pessoa.

Diferentemente da campanha do ano passado, no entanto, as cenas não são nem um pouco polêmicas. Muito pelo contrário. O comercial é bem ao estilo Sandy mesmo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...