18 de dezembro de 2010

Especialização conquista o mercado nacional de cerveja

Não está com nada ser igual aos outros. Esse não é só o novo comportamento da sociedade que estamos construindo. É, também, a tendência do mercado cervejeiro. As cervejas especiais ganham cada vez mais espaço nas prateleiras e nos cardápios brasileiros. Boa notícia para os apaixonados pela bebida, que têm opção de consumirem em casa ou em bares e restaurantes rótulos que antes eram encontrados apenas em poucos locais especializados.


Como o vinho, a bebida vem ganhando requinte de apreciação. Não é à toa. A variedade de ingredientes na produção de cervejas especiais multiplica as opções de cores e sabores. Até o tipo de copo e a temperatura são levados em conta por quem é craque no assunto. Para entrar nesse universo, é preciso se especializar. E isso é algo que exige estudo.

Em agosto de 2010, o Senac-SP lançou o curso de Formação de Sommelier de Cervejas, com aulas sobre a história, o perfil sensorial e a aplicação da bebida na gastronomia. É feito em parceria com o instituto Doemens Academy, pioneiro na formação de mestres cervejeiros na Alemanha. Por enquanto, o curso é realizado apenas na cidade de São Paulo. A degustação, porém, pode ser feita em vários outros locais do país.

A oferta de cervejas especiais está cada vez maior e já responde por 7% do mercado nacional. Desempenho significativo, pois produzir essas bebidas exige mais tempo e dinheiro do que é gasto, por cada litro, pelas grandes cervejarias. Mas, no fim das contas, é um preço que vale a pena pagar.
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