18 de setembro de 2010

Munique festeja 200 anos de Oktoberfest

Começa a maior festa da cerveja no mundo. A largada para a Oktoberfest 2010 foi dada ontem, sexta-feira (17/9), com uma tradicional corrida de cavalos. Cerca de 6 milhões de visitantes são esperados ao longo dos 16 dias de evento, celebrado há 200 anos em Munique, na Alemanha.

Famosa pela multidão de turistas, canecas gigantes e parques de diversão, a festa surgiu em uma situação bem diferente. Em 1810, para comemorar o casamento com a Princesa Teresa da Saxônia, o Rei Luis I organizou uma corrida de cavalos. O sucesso foi tão grande que a festa passou a ser realizada todos os anos.

Nas primeiras décadas de Oktoberfest's, a cerveja não estava presente. Apenas em 1918 a bebida passou a fazer parte da festa. Hoje em dia, os números impressionam. Seis milhões de litros foram servidos em 2009. A expectativa para este ano é maior, por conta do bicentenário do evento.


Especialmente para os 200 anos de Oktoberfest, seis grandes cervejarias de Munique deixaram a competição de lado e resolveram produzir juntas, seguindo receitas dos séculos passados. Bom exemplo! Cerveja é mesmo sinônimo de festa e união.

17 de setembro de 2010

Mano Menezes fala como embaixador da Kaiser

Os amigos que acompanham o Gole de Cerveja no Twitter foram um dos primeiros a saber que Mano Menezes é o novo garoto-propaganda da Kaiser. Em sua primeira atuação publicitária como embaixador da marca no Brasil, ele inicia o vídeo dizendo ser "importante renovarmos". Muito oportuno. Em tempos de Lei Seca, a Kaiser pega carona na estrada até 2014, onde renovação é palavra de ordem.

Mano vai participar de materiais promocionais, eventos, ações e filmes publicitários da marca, que é controlada pela Heineken Brasil. O técnico da Seleção, que parece estar em sintonia com a CBF no projeto Copa 2014, vai divergir da entidade em pelo menos um aspecto. Na publicidade, Mano Menezes e Seleção Brasileira vestirão camisas diferentes, pois a Brahma  marca da companhia Ambev  tem contrato com o órgão presidido por Ricardo Teixeira.

No fim das contas, torcedores esperam ver entrosamento. A atuação de Mano na publicidade não chega a ser brilhante (confira o vídeo abaixo). Pouco importa. O que conta mesmo é o comando à beira do campo. É lá que ele pode renovar e fazer a diferença. E para que isso aconteça, o garoto-propaganda da Kaiser deve incentivar os meninos a jogarem como gente grande, pois 2014 não vai ser brincadeira.




14 de setembro de 2010

China tem a cerveja mais vendida no mundo

Atrás dos 7.300 km da Grande Muralha, os chineses escondem a cerveja mais vendida do mundo. Única a ser comercializada em apenas um país, a Snow representa a força da economia vermelha no mercado global da bebida. Vende cerca de 300 milhões de litros a mais que a segunda colocada. É como se cada habitante da China consumisse uma garrafa de 600 ml a mais do que aqueles que compram a americana Bud Light.
O mercado da cerveja parece ser um aperitivo do que as projeções sobre a economia global apontam. Os negócios da China estão cada vez dando mais lucro. Mercado interno numeroso, aquecido e confiante. Haja cerveja para tanta sede. Porém, a liderança da Snow pode estar ameaçada. Por quem? Adivinhe!

A AB-Inbev pretende apostar na economia brasileira para recuperar a liderança na lista das mais vendidas. Distribuída pela Ambev, a marca Budweiser vem para conquistar espaço no quarto maior mercado de cerveja do mundo. Tarefa difícil! Para ter sua marca no topo do ranking mundial de vendas, a gigante belgo-brasileira precisa arrebatar 3% de um mercado já dominado por outros rótulos da companhia.

Vai ser briga de gente grande. De um lado, a maior cervejaria do mundo busca recuperar o topo entre as marcas mais vendidas. Do outro, uma gigante de vendas internas controlada pela estatal vermelha China Resources tenta se manter à frente. Nesse campo de batalha, uma muralha pode ser uma vantagem.

12 de setembro de 2010

Consumo de cerveja preocupa autoridades no Zimbabwe

Sucesso nas vendas, problema na saúde pública. A cerveja tem provocado dores de cabeça nas autoridades do Zimbabwe. Não é culpa da ressaca, mas das doenças que o consumo exagerado de álcool tem causado na população.

Apesar da miséria que o país enfrenta, o consumo aumentou 50% no último ano. Bebidas caseiras, com teores alcoólicos ilegais, também preocupam. Acredita-se que o excesso esteja relacionado a problemas econômicos e sociais. O Zimbabwe está entre os países com maior taxa de desemprego do planeta.

Os números não favorecem. Vizinhos da África do Sul, os zimbabuanos estiveram em evidência recentemente por enfrentarem os maiores índices de inflação do mundo. Os preços no país já chegaram a subir 90% por dia. Fica difícil para quem vive naquele país planejar a longo prazo.


"Beber para esquecer os pobrema" não é só letra de música (se é que posso considerar assim o áudio acima). No país africano, a bebida em excesso já é levada a sério e deve ser combatida como um problema de Saúde.

2 de setembro de 2010

Cerveja criada por estudantes tem fórmula apimentada

Três estudantes do oeste paulista pretendem transformar o mercado da cerveja em algo mais picante. A novidade, certamente, vai deixar muita gente com água na boca: cerveja de chocolate com pimenta. O produto foi desenvolvido por alunos de um curso de análise de alimentos de Presidente Prudente, em parceria com o Senai.

A fórmula exótica não é tão diferente daquela que resulta na cerveja comum encontrada nos bares. Mas nem por isso falta inovação. Extrato de cacau e pimenta dedo-de-moça moída são as novidades do projeto, que participa do concurso Inova Senai 2010. O objetivo dos criadores é oferecer uma cerveja que fuja do paladar padronizado das que são comercializadas atualmente.

Os ingredientes que caracterizam a bebida são acrescentados com moderação. A ideia não é descaracterizar o sabor clássico da cerveja. O que Edson Neves, Pâmela Oliveira e Maíra Sitolino pretendem é agradar até os consumidores mais exigentes com uma opção menos amarga e de boa qualidade.

Se o projeto for aprovado no concurso, a fórmula ganhará espaço para ser negociada com indústrias. Estímulos não faltam em uma bebida que mistura as características afrodisíacas e psicoativas da pimenta e do chocolate, respectivamente. Esta cerveja parece ter fôlego suficiente para marcar presença nas geladeiras.
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